Hoje estou postando alguns textos produzidos pelos alunos da 6ª série do Curso EJA, da EMEF Antônio Fenólio, a partir de uma atividade lúdica bastante conhecida e produtiva. Isto é, os alunos escreveram notícias informativas tendo por base os fatos relatados em duas versões da fábula A cigarra e a formiga.
O trabalho teve início com a leitura e o estudo das características de alguns textos do gênero notícia informativa. Em seguida, fizemos a leitura e o estudo de textos do gênero fábula, comparando as características deste com o gênero anterior.
Texto 01
Dona Cigarra é encontrada morta no Parque das Hortências
No dia 24 de setembro, dona Cigarra foi encontrada brutalmente assassinada, ao lado da casa da dona Formiga, no Parque das Hortências, em Taboão da Serra.
A principal suspeita é a dona Formiga, pois vizinhos a viram sair correndo do local, por volta da 7 horas da manhã.
“Eu sempre achei ela muito estranha, pois não gostava de amizade com ninguém do bairro”, disse dona Joaninha, que mora em frente.
Autoridades estão à procura de dona Formiga, mas a mesma encontra-se foragida. (Silvanira S. M. Matos – correspondente da Folha Animal, 20.10.2011)
Texto 02
Ontem à noite, por volta das 7:30, os moradores de Taboão da Serra ficaram chocados ao saber da morte da Cigarra. Ela foi encontrada morta em frente à Padaria Jardim Roberto.
A principal suspeita é a Formiga, pois as duas eram inimigas. Até agora, a polícia não a encontrou para esclarecer os fatos. (Iramaia D. Gonçalves)
Texto 03
Ontem de manhã, os moradores de Taboão da Serra acordaram assustados com a morte da Cigarra. Todos ficaram muito chocados, pois ela foi encontrada morta no pé de manga, da Praça Luís Gonzaga.
No momento, a única suspeita é a formiga, pois foi vista passar pelo local muito assustada.
A Formiga está foragida, mas a polícia está em seu encalço. A população taboanense não vê a hora da polícia colocar as mãos na suspeita, para esclarecer o caso. (Luciene S. Santos)
Texto 04
No último final de semana, uma cigarra foi morta com requintes de crueldade. O delegado tem alguns indícios que levam a crer que a morte da cigarra foi planejada e executada pela chefe do formigueiro de Terracota. (Davi Mariano)
No dia 10 de maio, a cigarra foi encontrada morta no pé de uma árvore centenária do Parque do Ibirapuera. A principal suspeita é a formiga. “Ela tinha inveja das canções que a cigarra cantava”, disse um morador.
Manoel Pereira dos Galhos Finos, ao fazer sua caminhada matinal, viu uma formiga sair apressada de trás da árvore, três horas antes da cigarra ser encontrada. (Dermival C. Anjos)
Texto 06
Cigarra assassinada
No último dia 22, foi assassinada a dona Cigarra, por motivo torpe. Dona Formiga, a principal suspeita, está foragida. “A dona Cigarra a procurou para lhe pedir ajuda”, disse o Corvo, que estava no local do crime.
As autoridades estão à procura da de dona Formiga. (Jair F. Santos, da redação – Jornal Tizil, 23.09.2011.)
Texto 07
Formiga acolhe cigarra e surpreende a todos
O fato aconteceu quando uma cigarra, vizinha da formiga, bateu em sua porta para pedir ajuda. “A formiga ficou muito surpresa com o estado físico da cigarra e logo tratou de colocá-la para dentro de seu formigueiro, dando-lhe comida e agasalho”, disse um morador.
A população aplaudiu a atitude da formiga. “A formiga deu uma lição de boa vizinhança para todos”, disse uma moradora. (José Edson T. Gonçalves)
Texto 08
Dona Cigarra depois de espancada recebe cuidados de dona Formiga
Ontem de manhã, a formiga Trá-Lá-Lá socorreu e levou para sua casa a dona Cigarra, depois que esta ter sido espancada por uma lagartixa.
“Eu vi quanto tudo aconteceu, e se necessário testemunharei a favor de dona Cigarra”, disse dona Borboleta indignada.
A atitude de dona Formiga levou os moradores a aplaudirem tamanho gesto de generosidade. (Silvanira S. M. Matos – correspondente da Folha Animal, 20.10.2011)
Texto 09
Cigarra espancada é socorrida por formiga
Ontem,15 de agosto, uma cigarra foi espancada por um rato bêbado, em frente a um bar na Praça Luís Gonzaga, em Taboão da Serra.
Uma formiga que assistiu o ocorrido, levou a cigarra para sua casa e cuidou de seus ferimentos.
Os moradores ficaram chocados com a atitude do rato, mas aplaudiram a atitude da formiga. (Antonino A. Blanco)
Texto 10
Bondade animal agita floresta
Um ato de bondade aconteceu no dia 20 de setembro. Os animais da floresta se alegraram com o ato de bondade de dona Formiga. “Consternada, ela ajudou o canto da floresta. Eu vi tudo”, disse a Borboleta que estava na casa da dona Formiga, quando Dona Cigarra pediu ajuda para Dona Formiga. (Jair F. Santos, da redação – Jornal Tizil, 23.09.2011.)